DOENÇAS COMUNS EM CÃES E GATOS

..

Existem doenças que afetam, particularmente, algumas espécies. No entanto, existem outras que podem ser típicas tanto em uma como em outra, como em cães e gatos. Principalmente, se eles convivem juntos. 

Como responsáveis pelo bem-estar de nossos pets, devemos estar a par desses problemas de saúde, atentos aos sintomas e as alterações de comportamento deles. Quando você acolhe um novo integrante na família, é fundamental conhecer o seu histórico clínico, especialmente se você já possui outros animais de estimação. 

Caso você não contenha essas informações, é indicado que deixe seus bichinhos afastados até a aplicação de vacinas ou tratamentos recorrentes. 

As doenças que podem ser compartilhadas entre cães e gatos são:

Parasitas internos: 
Eles aparecem nos primeiros dias de vida e se reproduzem principalmente em animais abandonados e que não recebem atenção veterinária. Os principais sintomas são: barriga inchada e apetite constante.

Doenças de pele: 
Os pelos destes mamíferos são muito similares e diversas doenças podem afeta-los, entre elas, as sarnas sacópticas e sarnas otodécica, causadas por parasitas, além da queiletielose, provocada pela caspa. 

Raiva
Considerada a principal doença a acometer cães e gatos, essa doença é vital, infecciosa e aguda, podendo afetar todos os mamíferos. É importante observar as secreções e a saliva do seu animal de estimação e se não tratada a tempo, pode levar a morte do animal.

Esses são apenas alguns exemplos de doenças que podem interferir na saúde do seu pet. Para evitar essa situação, é essencial cumprir a agenda de vacinação dos nossos animais e, se notar algum desses sintomas, não hesite e contate um veterinário. 

Lembre-se: a detecção precoce das doenças pode ser fundamental para um tratamento eficaz.