CUIDADOS COM O PESO DO SEU PET

..

Eles podem até ser a coisa mais fofa do mundo quando estão gordinhos. Mas se você tocar no quadril e nas costelas de seu pet e sentir uma boa camada de gordura, cuidado! Ele pode estar acima do peso.

Para isso, é importante visitar o veterinário para deixar você mais tranquilo em relação ao assunto. Ou seja, entender se a gordura que os animais de estimação costumam acumular nessa época não está expondo o mascote a riscos sérios de saúde.

Embora no inverno os animais precisem de um aumento energético, não é interessante que ultrapasse 20% do peso considerado ideal para ele.

Cães de guarda que habitam regiões frias precisam de uma boa camada de gordura para se proteger durante os meses do inverno. Cães mais velhos, que se tornam menos ativos, tendem a engordar também.

Mesmo que muitos gatos passem boa parte do inverno em apartamentos ou dentro de casa, eles têm tendência ao aumento de peso uma vez que suas saídas, passeios e brincadeiras fiquem comprometidas pelo tempo.

Os risos para o seu pet, além da estética, é que a obesidade prolongada pode trazer malefícios aos animais semelhantes aqueles que se ouve falar em humanos. Para quem quer vida longa ao pet, a obesidade pode até encurtar esse sonho. São numerosas as doenças cardíacas, diabetes, problemas de ordem hepática e problemas nas articulações que surgem em animais acima do peso.

Uma boa estratégia para ser desenvolvida junto do veterinário de seu pet, é conhecer os hábitos alimentares do animal, bem como a frequência de suas atividades físicas. Algumas dicas podem auxiliar esse processo:gat

– Determine uma dose de comida fixa
– Evite muitas recompensas que sejam comidinhas fora de hora
– Faça-o praticar uma atividade física compatível com seu tamanho. Caminhar junto com seu tutor é interessante, pois é um momento de interação.
– Se o gato for de apartamento, instale materiais que o forcem a usar os músculos, como portinholas. E deixe a comida em acessos mais altos.
– Substituir uma de suas refeições por legumes verdes frescos também ajuda
– Vá ao veterinário para prescrever uma dieta mais adequada e facilitar a chegada ao peso ideal

Cães e gatos peludos podem levantar dúvidas sobre seus pesos. Nesse caso, consulte o veterinário. Alguns exames podem revelar o cenário exato para elaborar a dieta perfeita para seu pet.