A CONVIVÊNCIA ENTRE FLORES E ANIMAIS

..

Flores são aparentemente inofensivas. Por isso, são muito usadas para complementar a decoração de casas e apartamentos. Mas você sabia que algumas podem fazer mal para cães e gatos?

Os estudantes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo, realizaram uma lista com as espécies que podem causar intoxicação dos pets e quais seus sintomas.  

1. Comigo-ninguém-pode

Facilmente encontrada nos lares brasileiros e é campeã como causadora de intoxicação de animais. Elas irritam as mucosas de animais e humanos. A intoxicação pode ocorrer por ingestão de qualquer parte de planta ou por contato da pele.  

2. Copo-de-leite

A ingestão da planta por animais de estimação pode causar irritação das mucosas, dor severa e edema de glote. 

3. Antúrio

Todas as partes da planta possuem um oxalato de cálcio. Os principais sintomas são queimação de mucosas, inchaço da boca, lábios e garganta. Além disso, também causa náuseas, salivação, vômitos e diarreia.  

4. Azaleia

É um símbolo da cidade de São Paulo e é facilmente encontrada em lares como planta ornamental. A substância da planta, quando ingerida, pode causar distúrbios digestivos durante 6h após o seu consumo, além de provocar disfunções cardíacas.

5. Espada de São Jorge

A planta é popular, no entanto, possui substância de alta toxicidade. Entre os males está a dificuldade de movimentação e de respiração, e salivação intensa.  

É importante sempre consultar algum especialista antes de colocar alguma dessas plantinhas em casa junto com seu pet.  

Fonte: Veja